04 junho, 2016

Aniversário

O dia amanhece
Sol lindo
Tudo certo
Os familiares dão - me bom dia
Que alegria
Mas nada.

Hoje é meu aniversário
Será que se esqueceram?
Não, acho que não.

Os sinos badalam
Vou a missa
O padre me espera.

Caminho por quinze minutos
Depois de alguns contratempos
Como brigas em bares
Polícia versus ladrão
Chego então.

A liturgia havia começado
As imagens dos anjos
Lindos
Arcanjos.

Aquela imagem de Da Vinci
Jesus e seus apóstolos
Santa Ceia
E o traidor
Judas.

Viajo nas imagens
Perco-me na liturgia
O padre
Coroinha
Os cânticos sacros
Voz em latim
Sim.

Saudação
Ato penitencial
Hino de Louvor
Oração de Coleta.

Rito da palavra
Primeira leitura
Salmo responsorial
Segunda leitura
Canto de aclamação ao evangelho
Evangelho
Homilia
Credo
Oração da comunidade
Rito sacramental.

E as imagens me atraem.

Por um instante esqueço-me de meu aniversário.

Depois do Cordeiro de Deus
A comunhão
E aqueles santos
Nos prantos
E Jesus com suas mãos.

Nos Ritos Finais
O celular com mensagem
Eu não vi
Esqueci.

Voltando a casa
Com aquela esperança que algo poderia acontecer
O caminho é curto
Ao mesmo tempo longo pelos acontecimentos cotidianos
Bares, polícias, embriaguez e atos profanos.

Entro na rua
Avisto carros parados em frente de casa
Que surpresa?
Será?
O coração palpita
O sorriso vem.

Aproximei da casa
O som deu lugar ao silêncio
Choros, lamúrias?

Entro, mas o sorriso dá lugar as lágrimas
Minha mãe chega próximo de mim
Diz: parabéns!
Mas seu avô faleceu
Estava preparando sua festa e infartou!

Sem reação
Vem a minha cabeça os anjos
Cantos
As lágrimas de alegria se transformam na falta.

Velho danado!
Havia me criado!
Com carinho e amor
Deixou me neste instânte
Com saudades das alegrias e dor.

Saio e rua e então
A realidade a vista
Polícia, tiros e correria...

Nenhum comentário: